quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MINHA HISTÓRIA NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Sinto-me impelido em meu coração de dizer algumas palavras sobre os momentos simples e grandiosos que Deus me concedeu viver na comunidade de Nossa Senhora de Fátima em São Miguel dos Campos - Al, nestes 2 anos e 3 meses em que lá passei e morei.

A cada dia compreendo que Deus nos surpreende sempre, ele desmorona nossos ideais para edificar em nossas vidas o dele. Foi isso que vive nesta passagem na amada comunidade de Fátima, primeiro porque quem imaginaria que passaria por lá, que lá viveria o maior tempo de minha vida como seminarista fazendo pastoral? Só Deus estaria a preparar tão grandioso momento, só ele e mais ninguém; lá cheguei em fevereiro de 2009, para ali viver um tempo novo em minha vida, para viver uma experiência até então desafiadora, desconhecida, mas que se tornou tão bela, tão esplêndida porque Deus deixou suas marcas na vida de cada filho e filha daquela comunidade.

Fui apenas um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor, aos poucos , acanhada e timidamente fui me aproximando de cada pessoa, conhecendo suas vidas, suas histórias, elas foram abrindo as tendas de suas existências para que eu entrasse, me confiaram as chaves de seus corações, a mim um desconhecido, o porque disso não consigo compreender, Deus sabe o por que. Fui conhecendo cada pessoas com suas diferenças, suas alegrias, seus sonhos, suas vitórias, derrotas, decepções, suas virtudes e defeitos. Fui me tornando responsável por cada vida, se elas antes eram simples pessoas as quais encontrei, agora elas tornaram parte integrante de minha existência.

Fomos ao longo da jornada nos tornando amigos, irmãos, Deus ia escrevendo a sua história em nossa história, nossos caminhos iam sendo traçados por Ele. Fui abrindo também a tenda de meu coração para os que se tinham tornado próximos, fomos criando uma amizade santa e verdadeira, sempre é assim, a amizade é um mistério, nem sempre sabemos como tudo começa, mas resta-nos a certeza que Deus preparou aquela pessoa para que juntas nos uníssemos, de fato, Deus traz o amigo para o amigo; pois, bem aos poucos fomos nos tornando um para o outro importantes e essenciais, deveras, somos responsáveis por aqueles que cativamos.

Debaixo dos olhares maternos da virgem de Fátima fomos nos colocando, ela ia nos guiando, íamos estreitando cada vez mais os laços, seja com jovens, idosos, crianças, homens e mulheres, cada movimento com seus dons e carismas ia modelando, lapidando a minha vida. Neste caminho de preparação ao sacerdócio, sempre os formadores nos diziam: “o contato com o povo santo de Deus ajuda para a formação dos futuros padres, pois vocês iram ver os anseios que o povo tem”. Isto é verdade, e fui compreendendo a cada momento vivido na paróquia de fátima, embora as pessoas falem que querem aprender com o seminarista, creio que eu é que aprendi muito com as pessoas, como deverei ser pastor, padre, sacerdote.

Ao passo que os dias, os meses e os anos, os minutos e segundos iam passando, na estrada da vida os laços de amor entre mim e os filhos e filhas desta comunidade iam se estreitando, os amava e era amado por eles, o amor de Deus nos unia na verdade e na sinceridade.

Quantos planos, projetos realizamos juntos, caminhada bíblica, formação de corais, amostra bíblica, encontro com os jovens, crianças, catequistas, famílias, enfim,  quantos momentos de oração, fomos sonhando juntos, deixando com que Deus nos conduzisse, nos uníamos como irmãos, dávamos as mãos e íamos atrás do Mestre Jesus.

Um momento ímpar eram as celebrações do santo sacrifício da missa, no altar de Deus o amor se entregava, e ao comungarmos do Amor maior, éramos chamados a nos unir a Deus e entre nós. Diante do altar de Deus ia compreendendo que deveria a cada instante colocar a vida em sacrifício, por cada ovelha daquela comunidade. Outra grande dádiva vivida diante do altar de Deus nestes dois anos e três meses foi ter conduzido por meio de partilhas e simples diálogos fraternos, muitas vidas a um amor à liturgia, a Eucaristia. Sempre guardo estas palavras: “quer ver como uma comunidade é, veja como ela celebra”. A eucaristia é o tudo de nossa igreja, é a vida de Deus que nos alimenta.

Quanto amor vivemos, em meu coração não posso negar que amo com amor eterno esta comunidade, um amor mais forte que a morte, não sei como explicar esse amor, ele me desconcerta, me faz bem, me faz feliz. Digo sempre: o amor não precisa de muitas provas, uma única prova é dada quando nos doamos um ao outro, quando eu permiti que muitos filhos e filhas dessa comunidade entrassem em minha história, e eu entrasse na história delas.

No último domingo, por necessidade pastoral tive que me transferir, deixei esta comunidade amada, a princípio me questionei: o que Deus estava fazendo comigo! Não posso pensar assim, não o que eu quero, mas o que Deus quer de mim, afinal, quando respondi ao seu chamado, eu entreguei o rumo, a direção de minha vida a Jesus e isso implica em deixar-se ser conduzido por outro, e consequentemente, fui chamado a viver um aventura de fé, a ser conduzido aonde muitas vezes não se quer ir, mas devo sempre lembrar que Jesus não me dá o vazio, ele me dá o tudo, sei em quem depositei a minha fé.

Sei que separar-se de que amamos é duro, dói, machuca, entristece, é esse o sentimento que eu e muitos filhos e filhas estão experimentando, mas Deus é tão bom que o amor que nos une, permite que estejamos unidos intimamente mesmo estando separados pela distância, o amor rompe barreiras, até mesmo espaço-temporais. Fica a saudade, mas ela não é sinal de derrota, mas de alegria, pois o amor entre nós permite que nos eternizemos um na vida do outro, e quando bate a saudade, a lembrança guardada na memória de nosso coração permite que quem amamos esteja bem perto de nós, assim diz a canção: perto estás, se dentro estás, perto está quem mora dentro do coração.

Em meu coração triste, mas que pela fé sou fortalecido a estar alegre, peço-vos amados irmãos e irmãs, amigos e amigas desta paróquia rezem e peçam a Deus que  ele nos dê a força e a coragem de jamais desanimarmos frente as tribulações da vida, nunca esqueçam que ser Cristão é está disposto a sofrer por amor a Cristo.

Em meu coração, fica o sentimento humilde de cantar como Maria o meu magnificat: “a minha alma engrandece o Senhor, pois ele realizou em mim maravilhas”. De fato, Deus por meio desta comunidade realizou grandes coisas em minha vida; obrigado amado Deus pelas inúmeras graças recebidas ao longo destes 2 anos e 3 meses, obrigado amada comunidade de Fátima por todo carinho, amor, respeito, força a mim dispensada.

Peço perdão se ao longo desta nossa jornada não fui um homem de Deus, não fui ponte, que leva os homens a Deus e Deus aos homens. Que a Virgem de Fátima com suas mãos postas em sinal de obediência e disponibilidade, com seu olhar singelo e sua doçura de mãe me ajude e me ampare nesta caminhada rumo a seu Filho. Assim  seja.


AMO-VOS AMADA PARÓQUIA DE FÁTIMA  COM AMOR ETERNO

Nossa Senhora, celeste aurora
a cada hora o teu olhar
Tão indulgente e tão clemente

a toda gente vem confortar.

REFRÃO
A Fátima Vieste ó Mãe querida
compadecida / de um povo seu
E já o mundo inteiro te venera
e considera o amparo teu

A nossa vida, ó Mãe querida
estremecida , em mar de dor
Tua beleza desfaz tristeza
na singeleza do teu amor.

Neste recanto tranqüilo e santo
abre o teu manto sobre o Brasil.
Nele pairando vai derramando
as tuas bençãos favores mil

E neste dia que alegria,
como extasia a tua luz
Tu que és boa, vem abençoa
, vem nos conduz.

Ó Virgem pura, com que ternura,
 com que ventura celestial.
Pra mais amar-te e venerar-te,
fomos buscar-te em Portugal.

E no Brasil, terra gentil,
agrados mil queremos dar
a Virgem pura, Mãe de ternura,
e que doçura no teu olhar

ORACÃO À VIRGEM DE FATIMA
Santíssima Virgem, que no monte de Fátima, vos dignaste revelar aos três pastorinhas as tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o Santo Rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração. AMEM!

2 comentários:

  1. Querido irmão vc deixou marcas de fé em nossa comunidade... senrtimos muito sua falta...


    Thyago Henrique

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE TER A PARTITURA DESTA MÚSICA PARA LOUVAR NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, QUEM TE VER POR GENTILEZA ENVIE para motta.cultural@gmail.com ou fatimasatiag@gmail.com
    HINO A SENHORA DE FÁTIMA...
    Atenciosamente
    JOSE MOTTA

    ResponderExcluir