quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Santa Rosa de Lima: A Rosa de Deus

Hoje, a liturgia da santa mãe Igreja, celebra a festa da padroeira da América latina: Santa Rosa de Lima, ao olharmos para a sua vida, nós comprendemos a beleza de alguém que num determinado momento da vida, tinha todas as riquezas materiais, mas que depois, abriu mão das ninharias do mundo e optou por buscar o verdadeiro tesouro: O reino dos céus, que é o próprio Deus em seu Filho Jesus. Santa Rosa, é assim chamada primeiro porque belo e meigo rosto, reluzia a beleza de uma rosa, mas também porque ela cuidava de um jardim de rosas; mais adiante ela cuidará dos pobres e sofredores, que são as pérolas, as rosas de Deus. ela experimentou todos os sofrimentos, angústias, tribulações, enfrentou o caminho de cruz, para saborear as doçuras das alegrias eternas. Sendo ela a mais bela menina de sua região, não quis ser desposada por nenhum varão, mas fez o voto de castidade, e se entregou por inteira, se deixando desposar pelo Divino Esposo, Jesus, se entregou a Ele sem reservas, esteve tão unida a ele num matrimônio espiritual, que no final de sua vida porde dizer, num último suspiro, cheio de amor: Jesus está comigo!!!. Eis o verdadeiro tesouro, eis a pérola preciosa, eis alguém que descobriu o que é o Reino de Deus. Por isso que o Evangelho de hj, proposto para a presente festa, nos fala de um homem que ncontrou um tesouro no campo da vida, e de um comerciante que encontrou uma pérola preciosa, ambos tiveram o coração cheio de alegria, por estas dádivas, e mais, chegaram a vender tudo, tudo, ou seja, aqui, nós podemos pensar, nos esforços, nas labutas, no suor da própria vida, nas lágrimas que verteram, ou seja, é o caminho de Cruz, que dói e faz chorar, tudo isso, para ter aquele Tesouro, e aquela pérola, quem é esta jóia? Cristo! ele é nosso tesouro, nossa alegria, nossa felicidade, é ele que nos chama a participarmos da vida de Deus, da comunhão de amor, da vida que nos concede a felicidade eterna, mas para isso, teremos que abrir mão de nossos ínfimos tesouros, passar pelo sofrimento de desprender-se de si, suportando as tribulações, para adquirir esta grande Graça, por isso nos ensina Santa Rosa de Lima: não podemos obter a graça, sem suportarmos as aflições,pois sem a cruz, não há caminho que leve ao céu". peçamos a esta santa Virgem que interceda ao Deus uno e Trino por nós, para que assim como ele a corou de rosas, aquela que era desde semrpe uma rosa, coroe a nossa vida, a nossa história, com as rosas da vida da graça divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário