sábado, 15 de fevereiro de 2014

A Plenitude da Lei em Cristo - HOMILIA DO 6º DOMINGO COMUM

Amados irmãos e irmãs em Cristo

A Liturgia deste 6º Domingo Comum, nos convida a ver na Lei de Deus, o verdadeiro meio eficaz que nos conduz à vida feliz.

Já na primeira leitura, o autor do livro do Eclesiástico, exortava aos judeus de seu tempo, a perceberem qual era o verdadeiro caminho a ser seguido para ser feliz e viver bem, uma vez que eles estavam sendo seduzidos a abandonar a fé de Israel e a buscar a felicidade seguindo os deuses pagãos.

Assim, o autor sagrado dizia: “Se quiserdes observar os mandamentos, eles te guardarão, se confias em Deus, tu viverás”.  Vejam, se o povo observasse os mandamentos de Deus, a sua Lei, se deixando orientar por eles, e fosse se confiando inteiramente a Deus, nele estaria, pois a verdadeira felicidade. Todavia, Deus deu ao homem a liberdade, Ele não o prende, de modo que o homem é livre em seguir o caminho de Deus ou não. Por isso que o autor sagrado continuava a dizer: “Diante do homem está à vida e a morte, ele receberá aquilo que preferir”. Portanto, eu sou feliz à medida que eu observo os mandamentos do Senhor e neles encontro vida, ao passo que eu não os observo eu vou experimentando a infelicidade e a morte.

No Evangelho que é ainda uma continuação do grande sermão da montanha, Jesus mostra aos seus discípulos a importância da Lei para a vida do povo santo de Deus, ou melhor, Jesus dá aos seus discípulos a Nova Lei, pois se outrora no monte Sinai, Moisés recebeu de Deus a lei para o Povo. Jesus, o Novo Moisés do monte das bem aventuranças dá ao novo povo, o novo Israel, a Nova Lei. De fato, a Vinda do Messias deveria trazer a revelação de finitiva da lei, por isso que Jesus diz: “Eu não vim abolir a Lei, mas dar pleno cumprimento”. O Que Jesus queria dizer com esta afirmação?

Vejam, primeiro que tudo, Ele não veio para abolir a Lei, porque em si ela é de suma importância para o caminho de Israel, ela foi dom de divino, sinal da aliança de amor, de fidelidade entre Deus e seu povo amado e eleito. Porém, em Jesus a lei encontra o seu verdadeiro sentido de ser; vejam, em Jesus agindo e vivendo na força do Espírito Santo, Ele revela que a Plenitude da Lei é o  amor que em obediência ele vive com o Pai. Esta atitude de Jesus revela também que a Lei não é um conjunto de normas, preceitos, proibições, chegando a ser um fardo para o povo. A Lei é na verdade uma adesão, um sim, uma entrega de amor da vida do Povo a Deus. Portanto, podemos entender que o cumprimento, a “plenitude da lei é o amor”. Sendo assim, observar os mandamentos é na verdade amar o próprio Deus e amando-o, devo amar à sua imagem e semelhança que é o próximo.

Por isso, em Cristo, na força de seu Espírito de amor, derramado em nossos corações, amo a Deus e observo os seus mandamentos e neles encontro a verdadeira vida e a felicidade verdadeira, e deste modo me torno grande no Reino dos céus, ou seja, feliz, Bem-aventurado.


Peçamos, pois a Deus a graça de sermos sempre iluminados pela misteriosa sabedoria de seu Espírito, para que caminhando nas estradas de nossa vida, guardemos em nossos corações a Lei do Senhor, para sermos felizes em plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário