domingo, 25 de maio de 2014

NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS. EU VIREI A VÓS

Amados irmãos e irmãs

O Evangelho deste VI Domingo da Páscoa é uma continuação do evangelho do domingo passado que nos narra o discurso de despedida de Jesus na última ceia.  Anunciando a sua partida do meio de seus discípulos, se depara com um abatimento do coração destes seus amigos que não sabiam como viveriam sem a presença de seu Mestre e Senhor. Por isso, mais uma vez, Jesus vai consolar e confortar o coração triste de seus discípulos.

Ele começa, fazendo uma promessa cheia de esperança, verdade e alegria, ei-la: “Não vos deixarei órfãos. Eu Virei a vós”.  Estas palavras do mestre Jesus, são a certeza fiel, a verdade plena, de um Deus que não engana os que ele escolheu, por isso ele não os desamparará, os seus discípulos não estarão sozinhos em suas vidas. Jesus hoje nesta sua Ceia de amor, nesta santa missa ele diz isso também a nós: “Não vos deixarei órfãos, mas virei a vós”.  Pois em nossas aflições e angústias, quando os sofrimentos nos levam a pensar que estamos desamparados, Deus não nos abandona e não nos deixa sozinhos, Ele sempre vem em nosso socorro.

Mas podemos perguntar: Como Jesus virá ao nosso encontro? Ele mesmo nos diz: “Rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça convosco”.  Antes de tudo, deveremos compreender que se ele enviará, outro, Defensor, consolador e intercessor. É porque já existia um primeiro.  Este é Cristo, sim é Ele o primeiro consolador da humanidade, é ele que por primeiro nos defende das tentações do inimigo e também intercede ao Pai por cada um de nós, “temos como advogado (Defensor), junto do Pai, Jesus Cristo” (1Jo 2,1).  

Este outro defensor que garante a presença eterna de Cristo em nossa vida é o “Espírito da Verdade”, ou seja, o Espírito Santo. Pois bem, é pelo Espírito Santo dom de Deus que Cristo permanece, continua vivo no meio dos seus, no coração da humanidade e na vida da Igreja. Nós experimentamos esta verdade quando escutamos a Palavra de Deus, nela é Jesus quem nos fala pela força do Espírito Santo, “vossas palavras Senhor são Espírito e vida” (Sl 18,1). Esta palavra toca nosso coração, nos consola e acalma, porque Cristo está vivo e presente nela.

Depois, na Eucaristia, também experimentamos esta presença viva e real de Jesus em nosso meio na força do Espírito, pois o Pão e vinho consagrados são plenos do Espírito Santo. De modo que quando comungamos a Eucaristia entramos em profunda e íntima comunhão com Jesus, Ele está em nós e nós nele, somos pelo Espírito Santo unidos num só Corpo. Por isso rezamos na missa esta verdade: “participando do Corpo e sangue de Cristo sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só Corpo”.


Mas o bonito de tudo é que o Senhor não quer somente permanecer conosco ao nosso lado, mas é em nós que o Senhor Jesus deseja permanecer para sempre na força de seu Espírito. Por isso ele nos dizia no Evangelho: “O Espírito da Verdade... permanecerá junto de vós e estará dentro de vós”.  Verdadeiramente o nosso coração foi criado para ser Templo de Deus e morada do Espírito Santo. Todavia, será que nós estamos nos abrindo inteiramente a este dom, a esta graça de Deus em nossa vida? Será que estamos “santificando os nossos corações para Cristo” (1Pd 3,15)? 

Deste modo, cada vez que buscamos fazer a vontade de Deus, guardamos a sua Palavra em nossos corações, cada vez que buscamos romper com a vida de pecado e passamos a viver segundo o Espírito, amando a Deus e nos unindo a Ele, nunca estaremos sozinhos. Jesus será sempre uma presença viva em nós, e nele nós encontraremos vida, pois ele mesmo nos disse: “E vós vivereis, vós em mim e eu em vós”. Esta é pois a vida nova pelo Espirito! Amém. 

Um comentário: