sábado, 25 de janeiro de 2014

O Senhor é a minha luz e salvação - HOMILIA DO III DOMINGO COMUM


Caros irmãos e irmãs

A Palavra de Deus na Liturgia deste 3º Domingo Comum nos convida a contemplar Deus como a Luz que ilumina os nossos corações, a nossa vida e a nossa história.

Na leitura primeira, o profeta Isaías foi enviado por Deus para levar uma palavra de ânimo e esperança ao povo santo de Israel. Vejam, qual era a situação deste povo? Este povo eleito se encontrava escravo, envolvido por uma grande escuridão de opressão, curvado pelo peso da dor, do sofrimento,  da perseguição, da tribulação, sem ânimo, totalmente afundado nas trevas de uma vida infeliz.

À semelhança deste povo, nós também nos encontramos em muitos momentos de nossa vida, envolvidos pelas trevas de nossos sofrimentos, experimentamos momentos de profunda escuridão, são os medos, as angústias, as tristezas, as perdas, as decepções, as provações, em nossos corações não há luz e nem alegria.

Deste modo, ao antigo povo de Deus e hoje a nós, o novo povo de Deus, mergulhado em trevas, o profeta Isaías nos diz: “o povo que andava na escuridão viu uma grande luz, uma luz resplandeceu, fizeste crescer a alegria, aumentaste a felicidade”. Ou seja, uma grande luz se manifestará na vida do povo, trazendo a alegria e a felicidade. Mas de onde vem esta luz? Quem é esta Luz?

Reparem, esta grande luz de alegria, vem do firmamento do céu, de junto de Deus. De fato, S. Tiago na sua carta nos diz: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes” (Tg 1,17). Esta luz sem ocaso tem um nome e um rosto veio estar entre nós: Jesus. Sim, Ele é a luz que desceu do céu para iluminar a vida de escuridão da humanidade.

O Evangelho nos fala de Jesus que deixa Nazaré e vai morar em Cafarnaum. Vejam, Jesus vai habitar, fazer sua morada justamente no meio da vida daquele povo que andava nas trevas, habitando numa vida de escuridão. Esta atitude de Jesus revela que de fato, Nele se cumpre a profecia: “O Povo que andava nas trevas viu uma grande luz”. Ele é a verdadeira Luz que liberta a humanidade de suas tristezas e sofrimentos, mas, sobretudo, da escravidão das trevas do pecado. Jesus, veio ao mundo para ser a luz da vida do povo de Israel, a luz da nossa vida, a luz da vida da humanidade.

Em Jesus, a Luz do mundo que está no meio da humanidade nós encontramos um Deus que deseja mudar o rumo de nossa vida. Por isso, que o evangelho continuava dizendo que Jesus saiu a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”. Portanto, converter-se é mudar o rumo da própria vida, é dar a vida uma nova direção. Jesus veio em meio a nossa escuridão para iluminar nossos caminhos, para nos tirar da antiga vida de escuridão e nos dar a vida eterna, nos dar o Reino de Deus. Em verdade, o próprio Jesus nos disse: “Eu Sou a Luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.  Como bom exemplo, assim, Ele o fez passando na vida de 4 pescadores, imagem de cada um de nós, ali ainda naquela região de escuridão onde eles viviam e trabalhavam.

Em Jesus que passa na vida dos 4 primeiros discípulos e hoje na nossa vida, nós contemplamos Deus que não somente vem nos iluminar, mas ser para sempre a nossa luz. No chamado que Jesus os faz de segui-lo, é como se ele dissesse: Vem Comigo, entrega a tua vida a mim, sai desta tua vida sombria e sem alegria. Segue-me, deixa eu ser a tua luz e tu em mim encontrarás a verdadeira vida e a alegria sem fim. Os discípulos prontamente deixaram tudo e seguiram a Jesus. E nós, também abandonaremos a vida de escuridão, a fim de seguir a Cristo? Não tenhamos medo, sigamos a Jesus que é a nossa luz, a nossa alegria, a nossa proteção, e em todo tempo e circunstância de nossa vida tenhamos a coragem de com fé dizer: “O Senhor é minha luz e salvação”. Amém.
 

sábado, 4 de janeiro de 2014

Onde está o Rei dos judeus? Viemos adorá-lo - SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR



Queridos irmãos e irmãs

Hoje nós celebramos com fé a Solenidade da Epifania do Senhor, somos chamados a contemplar o Menino Jesus que se manifesta como a Luz  na escuridão do mundo para iluminar a vida de toda a humanidade. Ele que iluminou a vida de Maria, de José e dos pastores, hoje a partir da estrela ilumina a vida dos magos vindos do oriente, que representam todos os povos pagãos.
Já na primeira leitura vemos uma profecia sobre esta luz: “Levanta-te Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor... todos os povos viram para proclamar a glória do Senhor”. Sim, de verdade, Jerusalém é a cidade da luz, porque nela nasceu aquele que é a luz de nossa vida, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Ele que veio para iluminar os caminhos escuros de nossa vida, veio para nos libertar da escuridão do pecado e dos sofrimentos que passamos. De Belém nasceu, surgiu, se manifestou aquele que veio ser a luz de toda a humanidade. Para esta santa cidade todos os povos da terra se dirigirão para contemplar a glória de Deus. 

Assim vemos no evangelho de hoje, os magos vem do oriente até Belém, guiados por uma estrela que brilha no céu com uma única intenção em seus corações: “Onde está o Rei dos judeus, que acaba de nascer, vimos sua estrela no oriente e viemos para adorá-lo”.
Vejam, os magos não são apenas homens que conhecem os mistérios do céu, aqui eles são imagem de todos os pagãos, de todos nós, de todo homem e mulher que num determinado momento de suas vidas ainda não conheceu Jesus e vive a procura dele. Sendo assim, estes homens estão a caminho, peregrinando passo a passo na escuridão da noite do mundo, no caminho de suas vidas, eles estão à procura de Jesus.  Este caminhar  foi o início de uma grande peregrinação de vidas que caminham rumo a Cristo, a fim de nele encontrarem a alegria de suas vidas. Assim como os magos, nós também em nosso coração temos o grande desejo de conhecer Cristo, de contemplá-lo face a face.

Pois bem, estes magos são guiados pela estrela até a pequenina cidade de Belém, porque lá segundo o anuncio da profecia deveria nascer o Messias, Jesus, o Rei de toda a terra. A estrela que guia os magos não deve ser vista somente como um astro que brilha no céu, mas, sobretudo,  Cristo, é ele que vai guiando a humanidade, é Ele o astro que ilumina os céus e a terra.

Sendo assim os magos vão seguindo seu caminho até chegarem ao local indicado pela estrela.. É fascinante, porque a estrela não os conduziu a um palácio real, ela os conduziu a uma humilde estribaria, um lugar simples e pobre, ali deitado numa humilde manjedoura, estava o pequenino de Belém, uma humilde criança junto com sua mãe. Eles cheios de alegria, contemplam a humilde criança e em sua presença se prostram em humilde adoração, sabem que aquela criança não é um ser qualquer, mas é  o Rei, o Senhor, o Salvador de suas vidas, é o próprio  Deus que de joelhos eles adoravam. Por isso, a este menino Deus oferecem presentes que revelam quem é o menino: “Abrindo seus cofres lhe oferecem OURO, INCENSO E MIRRA”. 

O ouro indica a realeza, este menino é o Rei de toda a humanidade, seu reinado se revela no serviço, na doação da sua vida, daquele que não veio para ser servido, mas para servir. O Incenso é dado a Deus, portanto, este  menino nascido em Belém é o Filho de Deus, Deus de Deus, Luz da Luz. Por fim, a Mirra que era usada para ungir os cadáveres, lembra que este menino enfrentará a paixão e morte, enfrentará sepultura. 

Nesta celebração Eucarística também nós como os magos encontramos Jesus, para tanto, deveremos também, adorá-lo e oferecer-lhe  os nossos presentes, ou seja, a nossa vida, nossa fé, nossa esperança, todo o nosso amor. Os magos quando encontraram Jesus exultaram de alegria e depois retornaram por outro caminho. Nós também, deveremos ter esta atitude, quem encontra Jesus, encontrou a sua alegria, a razão de sua felicidade. E por isso, não podem mais voltar pelo mesmo caminho da vida, tão sombrio, tão longe de Deus. Quem encontra Cristo, deve dar um novo rumo a sua vida que consiste em se deixar guiar porque Ele, pois ele mesmo disse: “Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.  Deixai pois que Cristo seja a luz de tua vida!